sábado, 25 de abril de 2015

CÍRCULO DE BANANEIRAS!



Gente do bem!



Faço questão de compartilhar com vocês minhas experiências caseiras, sempre buscando preservar a vida em todos os seus caminhos. Hoje, adaptei essa ideia do CÍRCULO DE BANANEIRAS aqui em casa, estou feliz com mais essa atitude pró-natureza! Vou acompanhar de pertinho o desenvolvimento das filhotas bananeiras e trazer as novidades.


BENÇÃOS A TODOS!



CÍRCULO DE BANANEIRAS: UMA IDEIA SIMPLES DE PAISAGISMO E SANEAMENTO 
BÁSICO.




O círculo de bananeira é usado para tratar os efluentes da casa (provenientes das pias, tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas.











Preservação e paisagismo juntos.

No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas

como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. E isso é uma das bases do design na permacultura, estabelecer relações positivas, sinérgicas entre os elementos de um sistema vivo.

Para fazer o círculo, cava-se um buraco de aproximadamente 1m de profundidade por 2m de diâmetro, preenchendo-o completamente com matéria orgânica. Coloca-se troncos curtos e grossos no fundo, outros médios por cima. Completa-se com galhos finos e aparas e podas até ficar alto para não entrar luz nem água de chuva. A medida que se cava o buraco , remove-se a terra de modo a formar uma borda em volta do circulo, ficando aproximadamente 1,4m de diâmetro de buraco. os outros 60cm de borda é onde pode-se plantar diversas culturas.

Ao receber água cinza normalmente rica em nutrientes compostos por restos de alimentos (pia da cozinha), terra, poeira e suor (tanque de lavar roupa e chuveiro), além de outros restos orgânicos da casa (papel, e restos de cozinha), as plantas crescem com mais vigor, produzindo frutos muito saudáveis.

No nosso caso plantamos inicialmente quatro bananeiras e agora, após 6 meses, temos o dobro de bananeiras. Elas se multiplicam muito rápido isso que estamos situados a 980 metros de altitude e com baixas temperaturas. Como o círculo de bananeiras ficou localizado na região oeste da propriedade, onde é mais quente e protegida dos ventos, as bananeiras já passaram por algumas geadas e ainda estão bem, embora provavelmente não emitiram cacho. Entretanto ainda sim ficamos felizes, pois ela cumprirá sua função de tratamento das águas cinzas e ainda paisagisticamente dá um toque todo especial ao lado oeste da casa.
Círculo com camada matéria orgânica de folhas largas.



Como todo sistema vivo é importante levar em conta que a maioria absoluta dos detergentes, sabões em pó e sabonetes de banho, e produtos de limpeza doméstico contém uma infindável quantidade de contaminantes químicos que prejudicam o crescimento, e de fato a vida de espécies vegetais e animais (isso inclue você!). Ao optar por usar um círculo de bananeiras esteja consciente da importância na mudança de hábito quanto a compra e uso desses produtos, privilegiando o uso de produtos neutros e simples, como sabão de coco e de glicerina. Sabão e água resolvem a maioria absoluta das questões de limpeza doméstica, são muito mais baratos, e também compatíveis com a vida em todo seu esplendor.

Forte Abraço.



Olá!! Venho com boas notícias: Nosso Círculo de Bananeiras esta frutificando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário