CORPUS CHRISTI,
MINHA CELEBRAÇÃO A MAIS ESSA HOMENAGEM A JESUS
Sem nenhum fanatismo, muito menos questionamentos religiosos, apenas uma fé, um respeito, uma esperança de que suas palavras, possam tornar os "homens" mais humanos, mais amorosos...
Todos os dias, aqui na casa da Divina Vida, eu tenho o meu momento de conversa, com esse irmão, com esperança de ser melhor a cada dia,para mim e por onde eu andar.
Escolhi essa postura para seguir, é a melhor? A única? Não sei, mas é, para mim, a que traz o melhor retorno para a alma...
Celebrar o CORPO DE CRISTO...
Desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice
Um dos dez feriados nacionais brasileiros, o Corpus Christi – expressão que vem do latim e significa O Corpo de Cristo – celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.
A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data sempre acontece 60 dias após a Páscoa, podendo cair então entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Foi a partir da visão e da cobrança de Jesus que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja.A Bíblia diz que durante a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e seu sangue.
A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.
Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Veja fotos da celebração do feriado religioso pelo Brasil:










Celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo é marcada por procissões e a confecção de tapetes em várias cidades do Brasil, como este no Rio. Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário