OLÁ AMIGOS,
VAMOS LER COM BASTANTE ATENÇÃO, POIS TRATA-SE DE SAÚDE ANIMAL, SÃO VIDAS E ASSIM COMO NÓS PRECISAM DE TRATAMENTOS ADEQUADOS E SEGUROS.
ATENÇÃO!!!
POR FAVOR..LEIAM..
Alexandre G. Valente
O PARACETAMOL MATA GATOS: É importante informar que o "Tylenol" e outros compostos com paracetamol são hepatóxicos. É hepatotóxico para humanos também e deveria ter sido tirado das prateleiras, mas o poder econômico mantém este produto a venda. Particularmente o fígado dos gatos é limitado para lidar com a toxidade do paracetamol e leva o animal a morte. A intoxicação ocorre pelo dono ou tutor ignorar a toxidade da substância nos gatos e administrar o fármaco. Apenas 10mg/Kg geram sinais de toxidade (1 lasca de comprimido). Cães são mais tolerantes, mas também sofrem intoxicação a partir de 30mg/Kg e gera necrose hepática centrolobular (miolo do fígado). Em gatos os sinais clínicos observados logo nas primeiras horas são a cianose, depressão, icterícia, edema de face e membros, taquipnéia, dispnéia, anorexia, fraqueza, vômito, hipotermia, hematúria e persistem por mais de 48 horas. Você deve correr ao veterinário e lá ele deve provocar o vômito, fazer lavagem gástrica seguido de carvão ativado e não esquecer de dar acetilcisteina ao animal, para que o fígado produza a glutationa o quanto antes, na dosagem de 280mg/Kg na primeira dose seguidos de 70mg/Kg a cada 6 horas por 3 dias. Vitamina C também deve ser dada na dose de 30mg/kg a cada 6 horas para o problema da metahemoglobina que é a hemoglobina com o íon férrico oxidado . O veterinário deverá também administrar o azul-de-metileno endovenoso na dosagem de 1 a 2 mg/kg não ultrapassando 5mg/kg e a metahemoblobina cairá acentuadamente. O sofrimento é intenso pela falta de oxigenação dos tecidos e o animal chega a respirar de boca aberta. Nota-se palidez labial e nas pálpebras. Sem tratamento o gato morrerá entre 12 e 36 horas.
APENAS 1 COMPRIMIDO DE 500mg pode matar um gato.
NÃO ACEITO COMENTÁRIOS DO TIPO EU DEI PARA O MEU E NÃO CAUSOU NADA - NÃO HÁ DOSE SEGURA DE PARACETAMOL PARA GATOS e CÃES.
Este é mais um caso que prova o quanto inútil é testar fármacos em animais para uso humano.
Obs: Dipirona: Com prescrição Médico Veterinária a dose de 25mg/ kg de animal tem ação analgésica (1 gota/kg). Vide estudo apresentado nas fontes.
Eng. Alexandre G. Valente
Fontes:
Manual de Toxicologia Veterinária - Joseph D. Roder
Revista de Ciências Agroveterinárias - Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina
Intoxicação por Paracetamol em Gatos:
Paracetamol - Resulta em NAPQI que gera morte hepatocelular:
http://www.vetmed.vt.edu/…/ve…/CASES/CELLINJURY2/PAGE3-2.htm
Metemoglobinemia: do diagnóstico ao tratamento (Azul-de metileno)
Avaliação da eficácia analgésica da Dipirona Sódica em cães - Tese de Doutorado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário