quinta-feira, 14 de maio de 2015

CHAZINHOS DA VOVÓ!











Friozinho chegando de mansinho e com ele lá vem aqueles primeiros espirros, resfriados, coisas do inverno.




Porém, nada de grave se tomarmos alguns cuidados básicos, como vacinas, alimentação saudável, locais bem arejados, para mandarmos os vírus embora.




Colocarmos as cobertas e travesseiros no sol, elimina os ácaros e podemos assim, respirarmos livres desses inconvenientes.




E OS CHÁS DA VOVÓ?




Maravilhosos, causam um bem estar enorme, colocando calor e aconchego em nossos corpos.







Camomila, gengibre, canela, erva doce, limão, tudo quentinho e para quem pode, um pouco de mel, delícia!




Aqui vai também, a dica da canjinha de galinha, rica em nutrientes e só faz bem.




Vamos aproveitar bem, o que essas estações mais geladinhas nos oferecem!





No dia a dia, tanto mães quanto avós trazem, a todos nós, uma série de “conceitos medicinais” que, de tão simples, parecem engraçados. Mas será mesmo que esses remédios caseiros fazem efeito?




É claro que sempre precisamos levar em conta o fato de que não se tratam de cura para males sérios, mas sim, podem solucionar situações de saúde mais simples e corriqueiras, e até ajudar em uma emergência.

Então, com ingredientes que a maioria de nós temos em casa, criamos uma listacontendo algumas das mais interessantes opções de remédios caseiros. Acompanhem:




* Curar feridas pequenas com mel


O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas, que são capazes de eliminar bactérias, limpando machucados pequenos e feridas. O mecanismo ocorre porque o mel rouba água de células bacterianas, combinando-a com açúcares de sua composição formando peróxido de hidrogênio, isso faz com que os microrganismos sejam eliminados pela desidratação;
* Aliviar queimadura solar com chá preto

Chá preto pode ser um ótimo recurso para suavizar o efeito de queimadura, quando se fica tempo demasiado sob o sol. Tal resultado é obtido pela ação dos taninos – elementos responsáveis pela tonalidade escura dessa bebida, reduzindo descamações e recuperando a pele. Para máxima eficácia, basta preparar chá preto bem forte e, após ficar bem escuro, só aplicar o líquido nas áreas mais sensibilizadas;
* Durma bem com alface


Um pé de alface contém, na área do talo, uma substância chamada lactucina; trata-se de uma espécie de calmante natural. Para fazer o melhor uso dessa propriedade da verdura, proceda da seguinte maneira: em uma xícara de água fervente coloque uma colher de sopa de folhas de alface picadas, deixe abafado e descansando por 10 minutos e coe, bebendo o líquido três vezes, todos os dias.
* Cure gripe com pimenta

Há um tipo de pimenta que é excelente para descongestionar pulmões: a pimenta-malagueta. Para fazer com que seu efeito seja potencializado, faça esta mistura: com 3 unidades de pimentas-malaguetas secas, 1 cebola, 30 g de açúcar, 2 dentes de alho, 50 ml de sumo de limão, 50 ml de água e uma colher de chá de sal, deixe cozinhar em fogo baixo e depois consuma.
* Livre-se da dor de dente com óleo de cravo

Riquíssimo em eugenol – bactericida natural – o óleo de cravo tem excelente efeito de minimização da dor de dente. Deve ser consumido com poucas gotas, misturadas a um quarto de colher de chá de azeite de oliva, em seguida, com um algodão, aplica-se a mistura e coloca sobre o local dolorido. Entretanto, muito cuidado: óleo de cravo não diluído pode queimar tecidos das mucosas orais.

E você, conhece mais alguma receita da época da vovó ou da mamãe? Compartilhe conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário