LEMBREI DE SÓCRATES!
Então, começamos um novo dia, uma nova semana, inúmeras possibilidades...
Isso significa, o presente, o agora!
Entre as suas máximas, há muito tempo eu escolhi para mim, a que me remete a humildade, ou pelo menos, me leva a refletir, analisar, será?????
Diz assim,
SÓ SEI QUE NADA SEI.
É observando o andar da vida e dos acontecimentos, que tenho essa oportunidade de me analisar dentro das situações.
E como é linda e poderosa a humildade, o amor e o respeito a todos, exercício não muito fácil de praticar, mas possível e de um retorno imensurável.
Aqui, algumas palavras para iniciarmos a nossa abençoada semana!
SÓCRATES...
MAIÊUTICA, O QUE É?
Maiêutica, era uma maneira, técnica de diálogo, que Sócrates utilizava em suas conversas, predominantemente, com os ditos intelectuais e arrogantes da sua época.No momento em que ele estava sendo questionado, com o objetivo de ser descreditado, ele conseguia dar um rumo no diálogo, onde o seu questionador, ocupasse o seu papel, e muito mais do que isso, caindo em contradição e culminando com a exposição da sua própria ignorância... Que mente sábia!
UM PENSADOR, UMA MENTE A PERGUNTAR..
.A maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “parir” o conhecimento (em grego, μαιευτικη — maieutike — significa “arte de partejar”)1 . É um método ou técnica que pressupõe que a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma série de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes2 3 .
Sócrates conduzia este “parto” em duas etapas:
Na primeira, levava o interlocutor a duvidar de seu próprio saber sobre determinado assunto, revelando as contradições presentes em sua atual forma de pensar, normalmente baseadas em valores e preconceitos sociais.
Na segunda, levava o interlocutor a vislumbrar novos conceitos, novas opiniões sobre o assunto em pauta, estimulando-o a pensar por si mesmo4 .
Ou seja: a maiêutica primeiro demole, depois ajuda a reconstruir conceitos, transitando do básico ao elaborado, “parindo” noções cada vez mais complexas.
A autorreflexão, expressa no nosce te ipsum — "conhece-te a ti mesmo" — põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
A maiêutica, criada por Sócrates no século IV a.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era parteira. Sócrates esclarece isso no famoso diálogoTeeteto5 .
Há certa divergência historiográfica sobre o uso de tal método por Sócrates6 . Historiadores afirmam que a denominação e associação de tal método ao filósofo decorre da narração, não necessariamente fiel, da vida de Sócrates por Platão. Deve-se chamar, então, a instrumentação argumentativa do filósofo de elenkhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário