Uma ideia, um desejo de falar sobre a singeleza da vida, em meu dia a dia.Um inseto, uma flor, uma lagartinha devorando as folhas do maracujá, CÃES, MEUS AMORES, simplesmente DIVINO! MAS EM PRIMEIRO LUGAR, DEUS NA MINHA VIDA, EM NOME DE JESUS!
domingo, 17 de maio de 2015
KAIRÓS
AMIGOS...
Há alguns dias, estava com vontade de compartilhar com vocês a mensagem e o significado dessa palavra, KAIRÓS, e agora estou fazendo.
Quando eu estava procurando um lugar para morar com minha família humana e canina, estava muito triste e angustiada, pela situação de agressão que meus animais sofriam no pátio, por moradores de um edifício ao lado, foram dias, noites, semanas, meses e anos naquela provação.
Eu, agarradinha na mão de Deus, mesmo quando a fé enfraquecia, mas perseverava, fosse nos dias melhores ou piores, enquanto na internet ia procurando algum lugar... Não tinha dinheiro para sair comprando uma casa nova, precisava de uma permuta, pois era a única proposta viável naquele momento...
Então, quando uma luz surgiu, acenando com a possibilidade de mudança, meu marido chegou com um livro do Pe. Marcelo, KAIRÓS, o tempo certo para cada coisa, não o nosso tempo do desejo e sim o tempo necessário para que cada coisa floresça.
Em meio aquela situação, aquele texto surgiu como um bálsamo, uma esperança renovada de que daria tudo certo e assim aconteceu.
Então amados, repasso para vocês essa mensagem e reflexão.
Significado de Kairós
O que é Kairós:
Kairós é uma palavra de origem grega, que significa "momento certo" ou "oportuno", relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo.
A noção de tempo representada pelo termo kairós teria surgido a partir de um personagem da mitologia grega. Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações, e que, ao contrário de seu pai, expressava uma ideia considerada metafórica do tempo, ou seja, não-linear e que não se pode determinar ou medir, uma oportunidade ou mesmo a ocasião certa para determinada coisa.
Pode-se entender que o chamado "kairós" é um momento oportuno único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega. Em outras palavras, kairós seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto.
Atualmente, no grego moderno, a palavra kairós possui o significado de "tempo climático", similar ao significado da palavra weather em inglês.
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
O chamado "kairós de Deus" não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: "(...) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (2 Pedro 3:8).
Kairós e Cronos
Para a filosofia grega, kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o "tempo de Deus" (kairós) e o outro o "tempo dos humanos" (cronos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário